Translate

17 de agosto de 2023

O ritmo acelerado da tecnologia está nos deixando malucos

by Guy de la Bédoyère — 16 Agosto de 2023

Bem mais de meio século atrás, um dos meus heróis da TV era James Burke. Prestei atenção a cada palavra sua, especialmente durante as missões Apollo que ele apresentou para a BBC. Eu também o adorei no Tomorrow's World da BBC com suas visões de um futuro onde os computadores de cartão perfurado com todo o poder de processamento de um ralador de queijo controlariam nossas vidas diárias enquanto andávamos por aí com telefones celulares do tamanho de bastões de críquete e morávamos em casas mantidas por robôs estilo Planeta Proibido. Eu amei o otimismo revigorante de Burke.

Burke desenvolveu a ideia de conexões (em uma série de programas chamada Connections, nada menos), a noção de que encontrar links entre todos os tipos de conceitos, processos e materiais inesperados estava no cerne do desenvolvimento humano. Crucialmente, ele identificou que a taxa crescente de fazer essas conexões nos tempos modernos também estava impulsionando uma taxa acelerada de mudança em todas as nossas vidas. A partir disso, ele previu que o ritmo da mudança levaria impiedosamente a um ponto em que excederia nossa capacidade de lidar com ele.

Burk estava certo. Essa hora chegou. E a IA, com sua capacidade de computar conexões em um nível sem precedentes e muito além da capacidade da mente humana, já está promovendo mudanças em um ritmo inimaginável apenas alguns anos atrás. O problema é que ainda é inimaginável, porque literalmente não conseguimos entender o que está acontecendo diante de nossos olhos.

Como historiador, procuro sempre focar no que torna o nosso tempo diferente dos outros. Os seres humanos não mudam. Mas as máquinas e o mundo ao nosso redor sim. Tenho em casa um relógio feito por John Tolson, que foi aprendiz em 1709 em Londres durante o reinado de Anne (1702–14). O relógio, com um pouco de manutenção, ainda funciona – uma coleção vibrante de rodas e pesos. As habilidades que Tolson adquiriu o serviram por toda a vida e foram boas para gerações de relojoeiros depois que ele morreu.

Hoje, esse nível de mecanização ainda é facilmente compreendido pelos seres humanos. Os entusiastas ainda podem consertar e até construir esses relógios mecânicos, assim como outros podem reconstruir motocicletas dos anos 1970, esculpir madeira, pintar quadros, fazer potes e uma série de outras habilidades manuais. É perfeitamente possível, com treinamento e experiência, entender tais artefatos. Daí a conclusão em 2008 da novíssima locomotiva a vapor Peppercorn Class A1 Tornado, da década de 1940, em que o Príncipe de Gales em 2025 se tornará sócio. Um grupo de entusiastas armados com as habilidades, as ferramentas e o financiamento podem construir novos motores a vapor, assim como outros podem construir Spitfires.

Mas a mudança tecnológica significa que hoje nossas casas estão cheias e nossas vidas são governadas por máquinas que são impossíveis para a maioria de nós até mesmo tentar entender, quanto mais manter ou construir. Você não pode consertar um smartphone com um conjunto de chaves de fenda em miniatura (embora uma vez eu tenha consertado um processador de computador com as pontas cortadas de um grampo). A manutenção do carro é um hobby para quem tem carros antigos, não para proprietários de modelos atuais. Não há habilidades duráveis comparáveis às de John Tolson a serem adquiridas em nosso mundo digitalizado. Conhecimento e habilidade tornam-se rapidamente obsoletos em uma fúria implacável de atualizações.

É também o caso, como Carl Sagan apontou, de quem nos lembrou outro dia nestas páginas por Hugh Willbourn, que nós "arranjamos as coisas de modo que quase ninguém entende ciência e tecnologia", apesar de dependermos totalmente de um mundo governado pela ciência. O brilhante Sagan estava certo, mas era um apelo para deixar a ignorância para trás. Infelizmente, chegamos ao ponto em que nenhum volume curricular de educação levará a um nível de compreensão que corresponda ao ritmo da mudança que está nos atingindo agora.

Pior ainda, os governos estão encorajando deliberadamente mudanças imprudentes. A Covid foi utilizada descaradamente como um pretexto para digitalizar ainda mais todas as nossas existências e nos envolver na dependência de computadores, telefones e software. As preocupações ambientais estão sendo usadas para impor mudanças e obsolescência em todas as partes de nossas vidas, desde carros até a maneira como aquecemos nossas casas. Independentemente do que eu, você ou qualquer outra pessoa pense sobre bombas de calor e carros elétricos, estamos sendo impulsionados por uma esteira transportadora na qual máquinas perfeitamente boas que já foram fabricadas estão sendo descartadas muito antes de precisarmos novas máquinas, cuja pegada de carbono é convenientemente ignorada, bem como os custos operacionais.

E se imaginou que a mudança para o seu novo carro elétrico ou bomba de calor o ia deixar algum tempo em paz, esqueça. Antes que você perceba, você será informado de que ambos estão obsoletos e você precisa mudar para substitutos mais novos, melhores, mais eficientes e mais ecológicos. Tudo isso está sendo feito coercitivamente por meio de legislação, incentivos financeiros ou punições e manipulação. Se você pode ser multado por usar certos veículos nos feudos do rodízio Ulez, quanto tempo levará antes de ser multado por ainda ter uma caldeira a óleo para aquecer sua casa?

O princípio científico de formular hipóteses e testar todas as hipóteses até a destruição antes que possam ser aceitas é bastante fácil de entender. Mas não é intuitivo para o cérebro humano normal; temos que nos esforçar para manter esse modo de pensar. Mesmo os cientistas recorrem instintivamente a preferir aquilo em que acreditam ou gostariam de acreditar, a menos que possam controlar a si mesmos. Afinal, eles são apenas humanos e também são vítimas de emoções humanas normais, como o desejo de se destacar em seus campos, atrair financiamento, ser bem-sucedido e sentir-se valioso, além de ciúmes e uma série de outras vulnerabilidades.

A crença sempre intervém no ponto em que a compreensão desiste. Por um tempo, a partir do século XVI, foi possível para a maioria das pessoas acumular um nível de conhecimento científico e aceitar gradualmente as mudanças que as cercavam, ao mesmo tempo em que dominava as habilidades necessárias para participar desse admirável mundo novo. As recompensas foram mudanças que renderam enormes avanços médicos, o tratamento de esgoto, casas mais quentes, eletricidade e todas as suas glórias, mecanização, aviação e uma série de outras inovações que tornaram impensável que pudéssemos reverter.

Mas não somos mais capazes da mesma maneira de entender o que está impulsionando a mudança causada pelo homem e a constante perda de controle sobre nossas próprias vidas. Não é de admirar que o pânico e o medievalismo instintivo da mentalidade humana estejam se estabelecendo. Acho que não estou sozinho no sentimento de frustração pelos intermináveis updates dos equipamentos eletrônicos em nossa volta, as mudanças incessantes em como supostamente devemos fazer transações bancárias, estacionar nossos carros (desde que possamos ter um), interagir com o governo ou qualquer outra organização. Supõe-se que tudo isso seja para melhor, mas o efeito avassalador é tornar as coisas piores, mais difíceis, mais frustrantes e desanimadoras.

Tudo isso é agravado por uma narrativa diária acelerada de mudanças catastróficas no meio ambiente, fazendo com que percamos de vista o fato de que nosso planeta muda o tempo todo. As últimas semanas foram extraordinárias com uma nova visão apocalíptica quase todos os dias. Elas incluíram o aquecimento dos mares e agora que terá que haver Ulezs para edifícios, partindo de alegações de "fervura global" (feitas por pessoas aparentemente desconhecedoras do ponto de ebulição da água). Tolices hiperbólicas da moda que servem apenas para provocar medo tornam impossível para qualquer pessoa normal chegar a um entendimento equilibrado e informado.

Infelizmente, o pânico também afeta os cientistas. A crença também se estabelece tanto entre os cientistas quanto entre qualquer outra pessoa. Existem agora tantos cientistas, tantas hipóteses científicas, tantas instituições de pesquisa, tantos artigos, conceitos, reivindicações, contra-alegações, críticas e análises – bem como a taxa extraordinária de mudança e para não falar da epidemia de pseudociência – que é impossível para qualquer pessoa dentro da ciência profissional entender ou ler até mesmo uma pequena parte do que está lidando, muito menos o resto de nós.

O resultado é que nós, simples mortais, somos apresentados a opiniões científicas divergentes que não podemos avaliar, cada uma das quais somos exortados por seus proponentes a aceitar como uma certeza.
Mas como a ciência é frequentemente apresentada como "A Ciência", com que diabos a pessoa comum estará em posição de distinguir a pseudociência da ciência real?

Aqui está uma manchete da BBC de 22 de julho de 2023: 'Os registros climáticos caem, deixando a Terra em território desconhecido - cientistas.' Leia um pouco mais abaixo a história e você chegará a 'alguns cientistas ... dizem'. Dois dias antes, a BBC disse: “Um importante cientista climático britânico disse à BBC que acredita [minha ênfase] que a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C será perdida”.
Acredita? Acreditar não é ciência, seja bem informado ou não.

Neste novo mundo de uma cavalgada de mudanças, as opiniões científicas entraram em uma era de apocalipticismo recreativo competitivo. Muitos gastam seu tempo nos dizendo do que devemos ter medo, em vez de fazer o que os verdadeiros cientistas fazem, que é resolver problemas.

O que devemos fazer com a modelagem? Essa contemplação matemática da bola de cristal é uma versão moderna de olhar para as entranhas de uma vítima de sacrifício, uma fantasia de conhecer o futuro fundada no culto dos números. É outro agente impulsionador de mudanças porque prevê futuros que é muito difícil de satisfazer.

A maioria das pessoas não consegue acompanhar a matemática envolvida, mas não é preciso muito para descobrir que mesmo os proponentes da modelagem também não entendem completamente a matemática. Pior ainda, os modeladores apresentam modelos diferentes e depois discutem entre si, descartando a metodologia um do outro. Como diabos o resto de nós pode decidir no que acreditar e entender? Todos eles fingem ser capazes de prever o futuro. Qualquer desvio da média é considerado uma aberração e um sinal do iminente fim do mundo. Mas o futuro tem o hábito infeliz de seguir seu próprio caminho, não o caminho que uma gangue de especialistas decidiu que seguiria com base apenas nos parâmetros que eles incluíram em seus modelos.

Então, é claro, quanto mais apocalíptica for a previsão de modelagem, mais provável será que ela seja captada pelos idiotas crédulos da imprensa, ganhando atenção dos cientistas envolvidos e vendas para os jornalistas. Essa parceria tóxica, que Carl Sagan também identificou severamente como “a cooperação desinformada (e muitas vezes a conivência cínica)” da mídia, acelera a taxa de mudança em um festival de pânico de desinformação e confusão.

O que estamos vendo, portanto, é uma reação com uma crescente reversão à crença, culto e faccionalismo. Está acontecendo em todos os lugares. A religião organizada foi tão degradada pela guerra, opressão, abuso sexual e uma série de outros males, que novos cultos surgiram em seu lugar, venerando causas, não deuses.

Ao nosso redor, podemos ver esses cultos disfarçados de grupos de interesse informados e racionais. Eu não preciso nomeá-los. Você sabe quem eles são. Como os proponentes dos cultos medievais, suas crenças são movidas por um zelo justo e intolerante que os leva instintivamente a tentar esmagar seus críticos e oponentes, alguns dos quais são igualmente religiosos em seu fanatismo e oposição. Um novo mundo orwelliano foi desencadeado. Liberdade de expressão significa silêncio. Inclusão significa exclusividade. Supostamente pacíficos, é visível a latente (e por vezes aberta) agressão e intolerância no comportamento de muitos destes movimentos.

Suas ações são fruto, em parte, de um desejo desesperado de se apegar a algum nível de controle em uma época em que o controle é a última coisa que possuímos. Aterrorizados com a mudança que veem ao seu redor, alguns deles querem mudar tudo de volta e nos lançar em uma Idade Média revivida.

O pânico e a ansiedade estão entre os comportamentos humanos mais inúteis e destrutivos, sendo a base do totalitarismo. A mudança irrestrita é uma maneira inigualável de nos tornar mais controláveis, mas é um ponto discutível se está sendo deliberadamente imposta a nós ou se é algo sobre o qual perdemos o controle. Não é de admirar que o pânico e a ansiedade sejam características integrais da demência entre alguns idosos. Quaisquer que sejam os problemas que enfrentamos como sociedade, levar-nos ao pânico e à ansiedade não fará nada para resolvê-los adequadamente. O pânico provavelmente nos levará a um mundo de consequências não intencionais.

Precisamos de um meio-termo – a mudança pode ser estimulante, emocionante e o agente por trás de melhorias emocionantes para todas as nossas vidas, e os seres humanos são excelentes em lidar com a mudança. Talvez eu esteja preocupado demais. A eventualidade mais provável é que algum novo evento dramático ou mudança totalmente inesperada nas circunstâncias, ou talvez apenas uma mudança no vento, faça com que a loucura passe.

Só preciso terminar com a sabedoria de Charles Mackay:

Cada época tem sua insensatez peculiar; algum esquema, projeto ou fantasia em que mergulha, estimulada pelo amor ao ganho, pela necessidade de excitação ou pela mera força de imitação. Falhando nisso, ela tem alguma loucura, à qual é incitada por causas políticas ou religiosas, ou ambas combinadas.


Publicado no Dailysceptic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre, desde que pertinente ao assunto e decência vocabular.