Translate

9 de outubro de 2020

A Duradoura Psicologia da Escravidão

Mark T. Mitchell

é Decano de Assuntos Acadêmicos e Professor de Governo no Patrick Henry College. Ele é o autor, mais recentemente, de Power and Purity: The Unholy Marriage that Spawned America’s Social Justice Warriors (Regnery). Ele é um dos principais autores da Carta Aberta, Liberdade e Justiça para Todos, e é o co-fundador e presidente do Front Porch Republic.

A escravidão está nas notícias e em nossas mentes. Qualquer figura histórica que participou da economia escravista deve ser redondamente criticada, condenada e entregue ao esquecimento. Se essa pessoa for homenageada com uma estátua pública, cuidado. Deve cair — violentamente e com extremo preconceito. Essas figuras não serão toleradas — mesmo que sejam o Pai do País ou o autor da Declaração de Independência.

Mas, em sua condenação à escravidão, os guerreiros da justiça social mais vociferantes, talvez ironicamente, defendam as mesmas categorias que tão vigorosamente condenam. Em suma, eles não querem ou são incapazes de se livrar da mentalidade da escravidão. No processo, eles perpetuam as estruturas psicológicas que afirmam abominar. A patologia contínua da escravidão pode ser vista de duas maneiras significativas.

Primeiro, a economia escravista cortou a conexão entre trabalho e recompensa. O escravo fazia o trabalho e o proprietário de escravos colhia os benefícios. A injustiça é óbvia. Significativamente, mesmo quando a escravidão era praticada na América, muitos observadores notaram que a instituição era prejudicial para escravos e proprietários de escravos. Obviamente, a escravidão degradou e humilhou os que estavam em cativeiro. Destruiu famílias e infligiu dor física e mental indescritível. Porém, de uma forma mais sutil, degradou também o proprietário de escravos. Promoveu a preguiça e um falso senso de superioridade. Esse sistema não poderia ser outra coisa senão corrupto e corrompido.

Mas aqui está o curioso: hoje, progressistas radicais insistem em receber uma variedade de bens e serviços gratuitos. Eles exigem educação universitária gratuita, assistência médica gratuita e uma renda garantida mesmo para aqueles que não trabalham. E agora, como os donos de escravos do passado, eles estão se mostrando dispostos a usar a violência e o medo para obter os bens, serviços e concessões que exigem. Um ativista do Black Lives Matter chegou a descrever os saques em agosto em Chicago como "reparações". Isso representa uma afirmação notável dos contornos da economia escravista: trabalho e recompensa são cortados, um grupo se beneficia do trabalho de outro e usa a força para extrair os benefícios que afirma serem seus por direito. Como no passado, essa estrutura econômica corrompe moralmente todos os que participam, especialmente aqueles que colhem benefícios econômicos do trabalho de outros. Pois, com os benefícios econômicos, eles também colhem danos morais: preguiça, um senso de direito e uma oportunidade perdida de experimentar a satisfação da recompensa que vem como resultado de um bom trabalho.

A segunda característica da psicologia escrava que os progressistas se recusam a descartar é esta: a escravidão foi construída em torno do pressuposto básico de que alguns grupos de pessoas são superiores a outros. Hoje, aqueles que abraçam a política de identidade se engajam nos mesmos padrões de pensamento. Como na economia escravista, superioridade e inferioridade — hoje manifestadas em termos de culpa e inocência — são atribuídas a grupos raciais, mas nesta nova versão, os papéis são invertidos: os descendentes dos proprietários de escravos — e todos os brancos em geral — herdaram ostensivamente a inferioridade nascida da culpa, e os descendentes de escravos — e todos os negros em geral — herdaram a superioridade da inocência. A responsabilidade individual é eclipsada pela identidade do grupo e, como a culpa ou a inocência são herdadas, é para todos os fins práticos inerradicável — está no DNA. Os atos públicos de contrição — alguns dos quais incluem ajoelhar-se, confessar e implorar por perdão — amenizam as queixas dos descendentes de antigos escravos? Haverá verdadeiro perdão e reconciliação? Em que ponto o BLM declarará que os brancos pagaram um preço adequado e que as contas agora estão equilibradas? A resposta é óbvia: nunca, pois ir além da política de identidade seria abandonar a psicologia da escravidão, e isso não deve ser permitido porque privaria BLM de seu poder. BLM sobrevive apenas perpetuando as estruturas mentais e sociais às quais afirma se opor.

A lógica das reparações combina ambas as características patológicas da mentalidade escravista. Aqueles que não fizeram nenhum trabalho serão enriquecidos por aqueles que são compelidos a carregar a culpa de seus ancestrais. Não adianta nada perpetuar as mesmas categorias que causaram tantos danos.Existem duas etapas óbvias para superar essa patologia.

Primeiro, devemos fazer todo o esforço para afirmar a conexão entre trabalho e recompensa. Em vez de sucumbir à turbamulta da justiça social com suas demandas ilimitadas de bens e serviços gratuitos pagos pelo trabalho de outros, os líderes políticos devem concentrar sua atenção nos pobres e marginalizados — as pessoas que Cristo chamou de "o menor deles" — fornecendo oportunidades de trabalho significativo e posse de propriedade produtiva. Quando a recompensa econômica segue o trabalho duro, os benefícios sociais e morais são incalculáveis. Quaisquer estruturas econômicas ou políticas públicas que obstruam a possibilidade de propriedade ou prejudiquem a conexão entre trabalho e recompensa devem ser eliminadas. Todo esforço deve ser feito para garantir que a propriedade seja uma realidade viável, desejável e atingível. Em suma, a propriedade negra é importante.

Em segundo lugar, a noção de culpa e inocência do grupo deve ser rejeitada enfaticamente. Em vez disso, devemos afirmar o valor, dignidade e responsabilidade de cada indivíduo. A culpa e a inocência devem estar clara e inextricavelmente ligadas à ação individual. A política de identidade é a irmã grotesca da psicologia escrava. Ambos são moralmente questionáveis por razões idênticas. Somente quando os progressistas rejeitarem enfaticamente as estruturas mentais da escravidão é que um sistema verdadeiramente justo pode ser criado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre, desde que pertinente ao assunto e decência vocabular.